Destino: Argentina

Para: Produtos Gourmet | Orgânico | Artesanal | Natural & Saudável 

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    A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa pois a incentiva a melhorar seus processos para conquistar novos mercados influenciando também para o seu posicionamento no mercado interno.

        Cada vez mais o comércio exterior adquire importância para o empreendedor que quer realmente crescer, além de contribuir para a economia brasileira, mediante o ingresso de divisas e geração de emprego e renda. 

        Destacamos ainda outros motivos para sua empresa exportar:

 

  1  Diversificação de Mercado

     A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua carteira de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados atingir, menos dependente ela será.

       A diversificação de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, uma empresa que fabrica produtos voltados para o clima frio, poderá produzi-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.

 2  Aumento da Produtividade

     Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.

       Com o aumento da produção, naturalmente, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.

 

 3  Melhora da Qualidade do Produto

       Outra vantagem bastante perceptível é a melhoria da qualidade do produto, que também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.

    Ao ingressarem no mercado internacional, as empresas adquirem tecnologia, pois os países desenvolvidos exigem dos seus fornecedores normas e procedimentos que, com o tempo, são internalizadas e passam a ser rotineiras e, assim, todos os seus negócios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno serão feitos dentro dessas normas.

 4  Diminuição da Carga Tributária

       As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuem para uma diminuição dos tributos que normalmente são devidos nas operações no mercado interno, são os chamados de incentivos fiscais.

       Os incentivos fiscais são benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações normais de mercado interno.

    Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:

       IPI – Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados;

    ICMS – O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações;

   COFINS – As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas;

    PIS – As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social;

       IOF – As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras.

 5  Melhoria da Empresa

      Quando uma empresa passa a exportar geralmente ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão-de-obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).

       Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda. O seu nome e a sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência, e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade.

       Os compradores no exterior geralmente são exigentes, e tanto os clientes quanto os fornecedores sabem que a empresa que está exportando consegue colocar seu produtos no exterior graças ao seu esforço em se tornar mais competitiva.

                                                                                                          Referência para elaboração de conteúdo: Blog Sebrae PR/ Denise Wellner

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